Primeiro contato é fundamental

Primeiro contato é fundamental
Existem várias formas de fazer contato com possíveis clientes. Na maioria das vezes, o primeiro contato será por mensagem, telefone ou e-mail. Américo Figueiredo lembra que o segredo desse primeiro contato é não querer vender o serviço de imediato, e sim gerar uma oportunidade de encontro pessoalmente com o futuro cliente. “A possibilidade de sucesso de uma venda de produto ou do fechamento de um contrato é muito maior quando o assunto é tratado presencialmente. Simplesmente por causa de um fator chamado emoção e dinâmica”, sentencia.
Além disso, é fundamental agendar sempre com o proprietário ou com o responsável pelo local porque, ao fazer uma visita técnica em um condomínio em que o síndico não esteja presente ou em uma residência na qual o proprietário não se encontre, por exemplo, há uma grande chance de não fechar negócio. “Esse é um dos motivos que levam as possibilidades de êxito a quase zero para muitos piscineiros”, acredita. Outra sugestão é que o tratador tenha planilhas, relatórios e check list de acompanhamento e captação de informações durante a visi­ta, e evite passar informações muito aprofunda­das para o cliente, deixando para enviar o orçamento detalhado por e-mail.
Outro fator primordial é realizar o primeiro contato pela manhã, estar adequadamente vestido e sem ­odores, e com barba e cabelo adequados. “A aparência conta muito. Um detalhe importante, por exemplo, é vestir uma camisa ou camiseta que identifique o profissional. A roupa não é prova de qualidade de serviço, mas o cliente presta muita atenção nisso. Ser direto no assunto e evitar rodeios também é importante”, acentua Paulo Yancey.
Américo Figueiredo acredita que a prosperidade e o crescimento no merca­do de piscinas não têm a ver com a quantidade de clientes, mas com a qualidade dos mesmos. E isso só pode ser desenvolvido com ­relacionamento presencial e encontros periódicos. “Pre­­cisamos de alguns minutos para diagnosticar a água da piscina, mas o cliente só precisa de um milésimo de segundo para criar um conceito sobre o prestador de serviço. Então, cuidar da aparência e comunicar-se adequadamente são fatores essenciais para causar boa primeira impressão”, orienta.
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